quarta-feira, 28 de março de 2012

Reflexão do Módulo XV – Administração de Materiais - Roseli Faganello


Reflexão do Módulo XV - Administração de Materiais
Esse módulo infelizmente eu cheguei atrasada, mais deu para pegar um pouco da palestra da Nutricionista, a palestra era como fazer uma boa alimentação, mais eu acredito que todos nós já sabemos como é uma boa alimentação apenas não colocamos em prática. Após essa palestra voltamos a aula para colocar o modulo XV – Administração de Materiais em nossa vida profissional, aprendemos algumas dicas como manutenção do controle sobre o ambiente de trabalho e o comportamento humano, a maior responsabilidade do administrador em obter e garantir recursos necessários para o perfeito funcionamento da unidade, alguns modelos que deram certo, o diretor deve fazer sua gestão com total autonomia, o gestor autônomo tem a capacidade de administrar com independência, com liberdade e com responsabilidade, de jeito algum a autonomia tem que ser confundida com soberania, na escola um processo construído coletivamente, sem perder a vista as diretrizes estabelecidas pelos sistemas de ensino e as condições para viabilizá-lo na forma da lei. Nós como educadores temos que passar aos nossos educando através de nossas atitudes diárias, maneiras positivas de colaborar para o processo formativo do cidadão, como o simples ato  de apagar as luzes ao sair da sala de aula ou do local do trabalho, fechar uma torneira que está pingando no bebedouro da escola, não jogar lixo no chão, o racionamento dos materiais de limpezas, ensiná-los a não esbanjar seu material escolar, isso exerce uma influência positiva sobre o educando.  Eu e a cursista e minha colega de trabalho Marcilena apresentamos após o almoço um resumo sobre o capitulo 4 – Gestão Pedagógica dos Materiais, comentamos um pouco sobre o lixo e os três Rs, reduzir, reutilizar e reciclar, reduzir o consumo pensar  antes de comprar, reutilizar é transformar um material em uma outra coisa e reciclagem que significa transformar algo usado em algo novo.



segunda-feira, 26 de março de 2012

FOTOS DO TEATRO

REFLEXÃO MÓDULO XV/ GRACIENE/INFRAESTRUTURA/10/03/2012

REFLEXÃO MÓDULO XV
AULA DIA 10/03/2012
INTER-RELAÇÕES DAS DIDÁTICAS E DAS METODOLOGIAS DE ENSINO NO AMBIENTE ESCOLAR.

            Esta aula foi iniciada com as boas vindas,  a oração do Pai Nosso e em seguida a Elza Góes deu uma palestra sobre materiais e equipamentos didáticos na Educação Especial e a quem ela se destina, sendo que é uma modalidade de ensino paralela, seja mental,visual,auditiva,física ou múltipla.
            A organização do ambiente, as adaptações para cadeirantes na escola, visando sua socialização e aprendizagem junto com os outros. Tivemos ainda, conhecimentos de materiais e equipamentos didáticos, como: máquina Braille, reglete,sorobá-materiais usados para escrita. Foi uma experiência pessoal e profissional importantes, por meio dos conteúdos muito relevantes para mim.
            Tivemos oportunidade de saber mais sobre Alimentação Saudável com a nutricionista Carla Lima, que veio trazer conhecimentos de alimentação no nosso dia a dia e o que é correto para a nossa saúde. O tutor Dorival prosseguiu falando sobre didática que é um conhecimento indispensável quanto à própria manutenção do espaço escolar e o quanto mais os funcionários participam do projeto pedagógico da escola, mais se envolvem no cuidado com o meio ambiente.
            No final da aula a Eunice comentou sobre os preparativos para a formatura e sobre a data de entrega do memorial. Este módulo veio trazer para mim,muitos conhecimentos específicos que ofereceu habilidades de técnico e gestor, nesses processos.

GRACIENE GOMES DE MATOS ARAÚJO
PROFUNCIONÁRIO/TÉCNICO EM INFRAESTRUTUTA

segunda-feira, 19 de março de 2012

REFLEXÃO DO MÓDULO XIV/CONTABILIDADE NA ESCOLA/11/02/012/MARCILENA BÓBEDA

REFLEXÃO DO MÓDULO XIV
AULA DO DIA: 11/02/2012
CONTABILIDADE NA ESCOLA.
            Neste módulo estudamos sobre contabilidade na escola, desde o registro simples a contabilidade informatizada, fazendo um retrospecto histórico da evolução do pensamento contábil.
            Iniciamos nossa aula com um alongamento orientado pela professora de Educação Física, Lucimeire Gomes Cunha, assistimos uma palestra ministrada pelo Enfermeiro Carlos Alberto Muller, que explicou detalhadamente sobre DSTs e Higiene Íntima e esclareceu de forma clara e eficiente os questionamentos dos presentes.
            Após os estudos e término da palestra, foi a vez da coordenadora do Profuncionário, Eunice falar sobre as PPSs, atualizações dos bloggers, preparativos para a formatura e pontualidade na entrega das tarefas e memorial.
            Ao término dos recados e esclarecimentos, encerramos este primeiro encontro de 2012 já com uma mistura de sentimentos de nostalgia e de satisfação do dever cumprido, haja vista a proximidade do fim do curso que além dos conhecimentos adquiridos, indubitavelmente, deixará também, muitas saudades.
            Para refletir:
            “FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E...
                                                                               APRENDE O QUE ENSINA!”
                                                                                                     (CORA CORALINA)


MARCILENA DA SILVA BÓBEDA
PROFUNCIONÁRIO/SECRETARIA


quinta-feira, 8 de março de 2012

MÓDULO XIII - TÉCNICAS DE REDAÇÃO E ARQUIVOS/ MARCILENA DA SILVA BÓBEDA

MÓDULO XIII
26/11/2011
TÉCNICAS DE REDAÇÃO E ARQUIVO.
            Neste módulo aprendemos algumas regras de  como redigir corretamente alguns tipos de textos oficiais e informais e sobre outras documentações usadas em cada setor da unidade escolar, até mesmo regras de arquivamentos.
            Iniciamos a aula com a oração do Pai Nosso, assistimos alguns vídeos motivacionais e algumas dinâmicas como: “O que é o Amor?, Características da Maçã, A Candidatura e o bingo Fonte dos Desejos. Elencamos alguns princípios éticos profissionais, o qual expusemos no mural da escola. Como em todos os encontros, há sempre muitos questionamentos e troca de experiências durante a aula, o que é bom, pois enriquece o aprendizado.
            Este foi o último encontro de 2011 e marca a reta final do curso, trazendo muitas expectativas para o ano seguinte, que espero seja muiiiiiito melhor que este. Encerro esta reflexão com as palavras da música... É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ, PORQUE SE VOCÊ PARAR PRA PENSAR.... NA VERDADE ... NÃO HÁ...!!!...   


MARCILENA DA SILVA BÓBEDA
PROFUNCIONÁRIO/ SECRETARIA

MÓDULO XII/HIGIENE E SEGURANÇA NAS ESCOLAS/GRACIENE GOMES DE MATOS ARAUJO

MÓDULO XII
29/10/2011
HIGIENE E SEGURANÇA NAS ESCOLAS.
Nesta aula foi comentado como evitar doenças. Temos que tomar o cuidado de tratar a água, eliminando os micróbios e impurezas nocivas ao nosso organismo, filtrando e fervendo a água antes de usá-la, lavar bem os alimentos que serão consumidos crus, evitando assim, certas doenças como: diarréia infecciosa, cólera, leptospirose (doença causada pela urina do rato), hepatite que provoca uma inflamação no fígado com sintomas parecidos com a gripe e ainda, a esquistossomos que é causada por vermes. Todas essas doenças podem ser evitadas pelo ser humano.
            A higiene é tudo na nossa vida, temos que higienizar muito bem nosso corpo e também o ambiente de trabalho. O ensino de bons hábitos de higiene das crianças tem que ser trabalhados entre a família e a escola.
            Para a merenda ter uma boa qualidade, deve ser bem feita, com carinho e sempre reforçando os hábitos de higiene, saúde e educação.
            Falamos sobre bulling, ato de violência física ou psicológica, causado por um indivíduo, causando dor e angustia.
            Já as doenças profissionais, que são provocadas no ambiente de trabalho, as mais comuns são: movimentos repetitivos, que atingem os músculos, tendões e nervos superiores e a depressão que varia muito o modo de se manifestar os problemas nas pessoas. Não são doenças iguais, mas, são adquiridas no ambiente de trabalho.
            A escola precisa garantir que nem o aluno, seja criança ou adolescente, sinta-se excluído. Os profissionais precisam estar atentos a todos os movimentos e ações do contexto escolar.

GRACIENE GOMES DE MATOS ARAUJO
PROFUNCIONÁRIO/INFRAESTRUTURA

quarta-feira, 7 de março de 2012

Legislação Escolar – Aula de 29 de outubro de 2011/ ROSELI FAGANELLO

Reflexão do Módulo XII

            Neste módulo podemos aprofundar mais sobre as leis que regem a educação no Brasil. Somos agentes públicos viabiliza dores de um direito, o direito à educação. Compreender que quando se trata da educação escolar, mais do que adaptar as orientações da teoria clássica da administração, ainda voga a maioria das praticas administrativas, devido à particularidades da educação ali empreendida, todo profissional que atua deve postar-se como educador.  Vimos que a existência de uma legislação representa muito mais que um conjunto de ordens a serem cumpridas, antes de tudo a superação do mais forte, do mais rico ou qualquer outro fator de distinção entre indivíduos.  Para se cumprir determinada ação ela deve estar escrita, deve ter poder de lei, assim o maior contrato de um país é sua constituição, considerada por alguns juristas como a certidão de nascimento de uma nação. Vimos um pouco sobre as cartas e seus aspectos, a carta de 1934 apresenta claras possibilidades de avanços para a organização da educação descendo a detalhes desta organização, a de 1937, sob o signo da ditadura do estado novo, estabelecia a cobrança da caixa escolar, no ato da matricula na escola pública, àqueles que não comprovassem estado de pobreza, a de 1967, elaborada em plena ditadura militar, que caracterizava pelo centralismo das decisões e pelo aprofundamento dos princípios tecnicistas, pode ser arrolada neste continuísmo das propostas constitucionais de 1934. A constituição de 1988 pode ser considerada o marco final do processo de abertura e democratização política da sociedade brasileira. Trata-se de um dos conjuntos legais mais modernos do mundo quando a sua promulgação. A constituição garante o direito a educação não se limita à oferta de vagas, estende-se às garantias de condições para a permanência dos alunos na escola, a continuidades dos estudos e à qualidade. Com isso o governo para garantir a permanência do aluno na escola implantou programas sociais vinculados à freqüência, tais como do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, os programas deste fundo são: PNLD – Programa Nacional do Livro Didático – PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar - PDDE – Programa de Dinheiro Direto na Escola – PNBE – Programa  Nacional Biblioteca da Escola – PNSE – Programa Nacional Saúde na Escola -  PNTE – Programa Nacional do Transporte Escolar, tem entre eles o mais importante que é o FUNDEB -  Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério. A luta por uma educação pública, de qualidade extensiva a todos e gerida por relações democráticas ainda é um desafio da sociedade brasileira. 

fotos do teatro profuncionário







segunda-feira, 5 de março de 2012

REFLEXÃO DO MODULO 14-

REFLEXÃO DO MODULO 14-
 DO DIA  11/02/2012

A aula do modulo 14 teve inicio as 07 horas da manha no colégio Leopoldo Dalmolim, tivemos a visita de uma professora de educação física acompanhamos fazendo vários exercícios estava conosco os professores do curso e a coordenadora Eunice, entramos na sala  tivemos a visita do enfermeiro Carlos, mostrando  como é importante  a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e os cuidados que devemos ter com o nosso corpo fazendo exames diariamente e o uso dos preservativos, fizemos uma pausa para o café, e ao retornarmos o professor Dorival passou sobre os equipamentos hidráulicos e eletrônicos e o programa luz para todos projeto do governo federal. Ao meio dia paramos para o almoço e ao retornarmos cada um dos alunos lendo um parágrafo sobre a eletricidade  e a qualidade da lâmpada para as salas de aula, As  três horas paramos para o café retornando a coordenadora Eunice passou sobre a organização dos trabalhos  e da formatura. E assim finalizou mais uma aula. 


Neusa Oliveira Pereira

REFLEXÃO DO MODULO 14-

REFLEXÃO DO MODULO 14-
 DO DIA  11/02/2012

A aula do modulo 14 teve inicio as 07 horas da manha no colégio Leopoldo Dalmolim, tivemos a visita de uma professora de educação física acompanhamos fazendo vários exercícios estava conosco os professores do curso e a coordenadora Eunice, entramos na sala  tivemos a visita do enfermeiro Carlos, mostrando  como é importante  a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e os cuidados que devemos ter com o nosso corpo fazendo exames diariamente e o uso dos preservativos, fizemos uma pausa para o café, e ao retornarmos o professor Dorival passou sobre os equipamentos hidráulicos e eletrônicos e o programa luz para todos projeto do governo federal. Ao meio dia paramos para o almoço e ao retornarmos cada um dos alunos lendo um parágrafo sobre a eletricidade  e a qualidade da lâmpada para as salas de aula, As  três horas paramos para o café retornando a coordenadora Eunice passou sobre a organização dos trabalhos  e da formatura. E assim finalizou mais uma aula. 


Neusa Oliveira Pereira

REFLEXÃO DO MODULO 13 – DO/DIA 26/11/2011/ da Infraestrutura/ maria gonzaga

REFLEXÃO DO MODULO 13 –
DO/DIA 26/11/2011
A aula  do modulo 13 iniciou se as 07 horas da manhã  com uma oração e em seguida o professor Dorival  passou uma matéria sobre os três  mitos  e o ciclo da água com a musica de Guilherme  Arante, nesse mesmo modulo estudamos  as alternativas  e o que devemos fazer para reutilizarmos a água  e a sua distribuição  ele também nos ensinou o que é epóxi e politelano.Ja no modulo 3 estudamos sobre os vasos sanitários as caixas de descargas  e quais são as medidas para economizarmos água na hora da descarga, Fizemos uma pausa para o café, e retornamos estudando sobre o aqüífero guarani que são lençóis de água doce que atravessa vários estados inclusive o nosso e chega ate paises visinhos, durante a aula assistimos  um vídeo do que pode acontecer  em 2070 a falta de água no nosso planeta. O professor fez uma pausa para o almoço em seguida retornamos estudando sobre os cuidados que devemos ter com os vazamentos  e os desperdícios na hora de tomarmos banho, escovar os dentes, cozinhar etc. Precisamos  mudar, aprender usar a água para que no futuro  o mundo não venha sofrer com a falta de água.


Maria Gonzaga Correa