sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

REFLEXÃO DO MÓDULO V – BLOCO IEDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO Abordagem sociológica da educação. / MARIA GONZAGA

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO:
Abordagem sociológica da educação.
REFLEXÃO DO MÓDULO V – BLOCO I
                                        Neste  módulo foi comentado muito sobre o objetivo e relações entre organização e sociedade, no mundo do trabalho e na educação, foi falado sobre os artesãos, pequenos comerciantes, funcionários dos reinos; a burguesia que tentava se afirmar como classe dirigente, liderando movimentos revolucionários para ter o poder, o clero e a nobreza.
                A matéria prima foi tirada da natureza e transformada, por meio de máquinas, nos produtos que consumimos, esse processo damos o nome de industrialização; na revolução os industriais e os banqueiros passam a ter fortes influências na condução política do país, o funcionalismo, acreditava que era necessário mais tempo para os diversos grupos sociais, se ajustassem ao novo modelo de desenvolvimento econômico.
                Durkheim comparava a sociedade a um organismo composto de várias partes, no materialismo dialético Karl Marx e Friedrich Engels, esses dois pensadores desejavam encontrar uma alternativa para a humanidade, baseada em relações sociais de cooperação e distribuição igualitária da riqueza.
                A educação socializadora das novas gerações, para Durkheim a educação pode ser de geração de pessoas jovens, a outra condição é que a ação seja educativa de geração mais velha sobre os jovens, os mais novos recebem conhecimentos nada tem a repassar e os mais velhos só transmitem a eles o tradicional.
                A taxa mais valia que é extraída do trabalho mal pago os operários, baixo salário que mal da para o sustento, no mundo do trabalho segundo Marx, a união entre animais e seres humanos é produzir os bens necessários para a sua existência, também a união entre capital e trabalho é fundamental para a geração de bens.
                O ensino fundamental é ofertado, hoje para quase todas as crianças de nosso país, a visão funcionalista diz que um cidadão brasileiro atento a tudo o que passa no país aos desafios de construir uma nação verdadeiramente democrática, que permite a todos eles desfrutar de forma igualitária das riquezas, a escola pode desempenhar um importante papel na construção dessa nova sociedade assumindo voz ativa no seu local de trabalho.
MARIA GONZAGA

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